Prevenção e causas do Entupimento de fossa
4 de junho de 2019
Show all

Você sabe para onde vai a gordura dos ralos da pia e do banheiro?

Gordura dos ralos da pia e do banheiro

Muitos podem pensar que a gordura vai diretamente para a rede de esgotos, isso porque talvez não conheçam a utilidade das caixas de gordura. Agora você vai saber um pouco para que elas servem.

A caixa de gordura é um importante mecanismo que serve para evitar possíveis entupimentos no sistema de encanação. Ela é feita geralmente de PVC e deve ser instalada do lado de fora do imóvel, em um local ventilado e de fácil acesso, não esquecendo que ela deve ser muito bem vedada para evitar a entrada de insetos ou ratos.

Tamanha é a sua importância que chega a ser um item obrigatório para residências ou pontos comerciais que tenham um uso maior e mais frequente das tubulações, esses tem por obrigação ter uma caixa de gordura instalada, do contrário logo serão vítimas de entupimento por conta do fluxo grande na encanação.

Como funciona as caixas de gordura?

Ela retém a sujeira em forma de blocos e com isso somente a água é direcionada para a rede de esgotos, ou seja, ela serve como um filtro prevenindo a tubulação de receber sujeiras e dejetos agressivos que podem ser prejudiciais e causar o entupimento dos canos.

Apesar das caixas serem bastante seguras e absorverem as gorduras sem deixar escoar pela tubulação, não devemos de maneira nenhuma despejar restos de óleo dentro do ralo da pia, pois além de prejudicar o meio ambiente também prejudica bastante os canos. O cuidado é sempre bom para evitar danos e transtornos futuros.

Elas precisam ser limpas, você sabia?

Um detalhe importante é que a cada três meses deve ser feito uma limpeza e retirado os blocos de gorduras para evitar o entupimento dos canos. Caso você não tenha experiência em fazer a limpeza, existem empresas e encanadores especializados para realizar esse trabalho.

Então, fique atento e tenha os cuidados necessários para que sua tubulação não seja comprometida. De forma preventiva faça a limpeza da caixa de gordura e com isso você não terá prejuízos e evitará danos no encanamento do seu imóvel.